As sociedades atuais são complexas e altamente dependentes de um vasto número de estruturas que sustentam a atividade humana. À medida que a complexidade das sociedades modernas e desenvolvidas aumenta, a sua vulnerabilidade a eventos extremos também aumenta. A identificação, avaliação e priorização do riscos engloba a aplicação coordenada e economicamente eficiente de recursos para minimizar, monitorizar e controlar a probabilidade e/ou impacto de eventos extremos.
Considerando os riscos envolvidos nos processos de engenharia estrutural, o objetivo deste domínio de especialização é abordar todas as técnicas e conceitos envolvidos nos procedimentos de gestão de riscos. Ao evitar a auto-observação e os processos de tomada de decisão baseados na experiência, e ao dar um passo claro e decisivo no sentido de adotar abordagens de gestão do risco, serão abordadas e discutidas estratégias avançadas para a gestão de incertezas. Será dado especial ênfase ao dimensionamento sísmico, considerando a importância deste tipo de evento extremo para estruturas civis.
Unidades curriculares optativas:
As unidade curriculares oferecidas nesta área de especialização são:
- Opção 1: Dimensionamento sísmico baseado em desempenho.
- Opção 2: Gestão do risco e fiabilidade.
Anualmente, as unidades curriculares optativas 1 e 2 são disponibilizadas quando existe um número mínimo de alunos interessados na sua frequência.